NOSSO PROCESSO

Descubra a jornada do seu azeite de oliva La Española desde as raízes espanholas. Aqui, você encontra tudo sobre o nosso processo, de maneira transparente, para que você conheça a história individual do seu produto, desde a árvore espanhola até a sua mesa.

Green olive

NOSSA HERANÇA

Não é um fato muito conhecido, mas a Espanha é o maior produtor de azeite do mundo já que mais de 50% do azeite mundial é produzido lá. A Acesur produz e engarrafa azeite La Española na Andaluzia, sul de Espanha desde 1840, sendo a marca de azeite mais antiga de todo o país. Gostaríamos de partilhar com você a viagem do azeite dos olivais ensolarados da Espanha até a sua mesa.

O CAMPO E AS OLIVEIRAS

Cada garrafa de azeite La Española é produzida a partir de azeitonas cultivadas em fazendas locais em pequenas cidades nas províncias do sul da Espanha. As oliveiras têm uma vida útil de 300 a 600 anos e devem ser cuidadosamente cuidadas para produzir azeitonas da melhor qualidade. Trabalhamos em conjunto com fazendas e cooperativas espanholas locais para ajudar os agricultores no manejo das colheitas durante a temporada de cultivo de azeitonas. As principais variedades de azeitonas cultivadas na Espanha são picual, arbequina e hojiblanca.

Green olive

A COLHEITA

A colheita é realizada durante os meses entre outubro e fevereiro. As azeitonas podem ser colhidas à mão ou com máquinas. Uma máquina faz vibrar toda a oliveira para que as azeitonas caiam sem esforço e sejam recolhidas por redes para que nunca toquem no chão. Este processo não prejudica a oliveira que continua a crescer e prosperar ano após ano. As azeitonas são colhidas no início do “envero”, que é o período em que as azeitonas estão mais maduras. Este é o momento ideal e produz azeite extravirgem da mais alta qualidade, preservando todos os seus atributos saudáveis ​​e a maior quantidade de antioxidantes e polifenóis naturais.

O MOINHO

Após a colheita, as azeitonas são imediatamente transportadas para o lagar. Geralmente é uma viagem curta que garante que as azeitonas mantenham todos os seus atributos. As azeitonas são limpas, lavadas e pesadas, prontas para serem trituradas, centrifugadas e filtradas, extraindo-se assim o azeite extravirgem, todo este processo é comumente chamado de “extração a frio”, pois não utiliza calor, solventes e produtos químicos. O azeite extravirgem provém sempre desta primeira prensagem a frio das azeitonas, tem a mais alta qualidade e deve atender a essas diretrizes muito rígidas para ser classificado como extravirgem. Qualquer azeite obtido após a primeira extracção que não cumpra 100% destes requisitos é misturado com azeite normal ou azeite de cor clara.

01

MOÍDO

As azeitonas são moídas em uma pasta para extrair o azeite.

02

MISTURADO

A pasta resultante é misturada em um grande liquidificador para facilitar o acúmulo do óleo.

03

SEPARAÇÃO

O azeite é centrifugado em alta velocidade para separar o azeite da polpa e da água residual.

04

DECANTAÇÃO

Finalmente, o azeite é coado em um decantador para remover as micropartículas finais da polpa.

ENGARRAFAMENTO E DISTRIBUIÇÃO

O azeite é armazenado em grandes tanques de aço inoxidável para protegê-lo da luz e do calor até sair do lagar num camião cisterna para a fábrica de embalagem local. As garrafas são limpas e preparadas para serem enchidas com azeite. As garrafas seguem pela linha de produção onde são envasadas, seladas, tampadas e rotuladas.

Em seguida, são embalados em caixas de papelão totalmente recicláveis ​​e empilhados em paletes prontos para o transporte. A colheita, moagem e engarrafamento local do nosso azeite nos dá um nível único de transparência. Podemos rastrear cada garrafa de azeite extravirgem até a fazenda onde as azeitonas foram colhidas pela primeira vez. Isso é único em nosso mercado e garante que usamos apenas 100% de azeitonas espanholas em nosso azeite. Cada garrafa de azeite La Española vem com a qualidade e a procedência em que você pode confiar.