Share this post on social media
Background Image
  • Home
  • Blog
  • Dicas para economizar gás enquanto cozinha

Dicas para economizar gás enquanto cozinha

2022-01-14

Coloque em prática estas dicas para economizar gás de cozinha, um elemento essencial em todos os lares brasileiros. Você não precisa tomar grandes medidas para fazer isso, basta levar em conta alguns truques e verificações.

Ele está presente no nosso dia a dia e, sem ele, a cozinha não fica mais a mesma. Sim, estamos falando do gás de cozinha. Com os recentes aumentos no preço deste item essencial na casa de milhões de brasileiros, aumentaram também as alternativas para economizá-lo. No entanto, não é preciso tomar grandes medidas para poupar o seu gás de cozinha, com alguns truques e checagens, você pode aumentar a vida útil dele com mais facilidade.
Ficou curioso para saber mais? Continue a leitura e comece a colocar em prática as nossas dicas.


  • Fique de olho na boca do fogão!

Você sabia que a boca do fogão pode estar te fazendo gastar mais gás de cozinha do que o necessário? Por isso, certifique-se de que elas estejam sempre azuis. Caso estejam amareladas ou alaranjadas, é possível que estejam sujas ou não estejam funcionando corretamente.


  • Troque as mangueiras

A cada três meses é tempo de trocar as mangueiras do seu fogão. Ficou surpreso com essa notícia? Pois é, muita gente não sabe, mas essa troca é primordial para aumentar o tempo de vida do seu gás de cozinha. Procure um especialista!


  • Evite abrir e fechar a tampa do forno

Parece que quanto mais pressa para que o alimento fique pronto, é pior, não é verdade? E isso, muitas vezes pode acontecer porque você abre e fecha o forno do fogão diversas vezes no momento em que está cozinhando.


  • Como é a ventilação da sua cozinha?

Pode não parecer, mas lugares com muita corrente de ar também influenciam no gasto do seu gás de cozinha. Isso acontece porque ela diminui a potência da chama e aumenta o tempo em que você precisará cozinhar os seus alimentos. Se puder, evite instalar o fogão em áreas de muita ventilação, ou procure fechar portas e janelas próximas ao seu fogão.



  • Deixe tudo bem-organizado para cozinhar

Algumas pessoas têm o hábito de ligar o fogão antes mesmo de ter tudo preparado para a receita, mas esse hábito não é a melhor alternativa para quem está querendo economizar. Deixe a sua cozinha do jeito que gosta de cozinhar, mantenha os ingredientes todos por perto e só depois coloque a mão na massa.


  • Preaquecer o forno não é em vão

Pode parecer que você está só gastando mais tempo com o forno ligado quando está preaquecendo, mas na verdade, é o contrário. Deixá-lo ligado por uns 10 minutinhos fará com que o seu prato fique pronto muito mais rápido. Portanto, se a receita pede para preaquecer, não ignore esse pedido.


  • Dicas de receita para economizar gás

  1. Feijão: um truque para cozinhar mais rápido o seu feijão, é deixá-lo de molho no dia anterior. Depois, basta você cozinhar 10 minutos na pressão com o fogo ligado e 10 minutos no fogo desligado. Te garantimos que dá supercerto!
  2. Macarrão: quando for cozinhar macarrão, ferva primeiro a água, adicione o sal e a massa. Depois, desligue o fogo e tampe a panela pelo tempo que for indicado para cozinhar a massa. Ela cozinhará sem utilizar tanto o gás de cozinha.
  3. Legumes: aproveite quando for fazer arroz para acrescentar legumes e cozinhá-los no vapor. Isso é sinônimo de economia!
  4. Cozimentos: procure cortar aquilo que você for cozinhar em pedaços menores, pois ajudará a levar menos tempo.
  5. Água: não exagere na quantidade, isso só pode aumentar o tempo de levantar fervura.

 
Agora que você já tem as dicas para economizar o seu gás de cozinha, coloque-as em prática e continue acompanhando mais tendências e informações aqui no nosso blog. Aproveite também para seguir-nos nas redes sociais Instagram e Facebook e compartilhe essa informação.