Farinha milho x farinha de mandioca
2022-09-15
Você sabe para que serve cada um deles?
Sim, elas têm diferença entre si e podem fazer bastante diferença no resultado da preparação de pratos. Hoje, nós trouxemos as fabricadas a partir do milho e da mandioca para você saber um pouquinho mais sobre elas, seus benefícios, e formas de utilizá-las na rotina dentro da cozinha.
Continue a leitura para descobrir tudo isso.
Quais segredos guarda a farinha de milho?
Muito acessível, a farinha de milho é obtida através da moagem do milho, transformando-a em forma de flocos, ao contrário do fubá, que fica em forma de grãos. No dia a dia da culinária, ela pode ser utilizada em farofas, cuscuz, bolos, pães e muitas outras receitas que a sua cozinha permitir. A boa notícia para as pessoas que possuem intolerância ao glúten é que essa farinha é livre deste componente, podendo facilmente substituir a farinha de trigo nas receitas.
Entre os benefícios para a saúde que a farinha de trigo proporciona está o fortalecimento do sistema imunológico, ajuda na saúde ocular, dá energia para o seu corpo e combate a anemia.
A farinha de milho também é rica em ferro, carotenóides e zinco. Para você ter uma ideia, um copo de farinha de trigo tem 2mg de zinco, que corresponde a 25% da quantidade diária recomendada de ingestão desse mineral.
Outra vantagem da farinha de milho é possuir uma grande quantidade de fibras, que proporcionam um melhor controle de taxas de colesterol e glicose no organismo de quem a consome, além de dar a sensação de saciedade.
A seguir, você confere uma das nossas deliciosas receitas utilizando farinha de milho: Farofa de lombo picadinho (laespanola.com.br)
E a farinha de mandioca?
Consumida com bastante frequência no Norte do Brasil, a farinha de mandioca é feita através do aipim, macaxeira ou, simplesmente, mandioca. No processo para a fabricação dessa farinha, o alimento é moído e desidratado, até virar esse ingrediente que está presente no nosso dia a dia, em farofas, biscoitos, bolinhos e muito mais! Inclusive, essa farinha também é muito utilizada em pratos que pedem elasticidade, como molhos e pudins. Além de saborosa, ela também traz benefícios para a sua saúde: uma fonte de energia muito boa, promove o bem estar e quase não tem gorduras. Sua composição ainda é rica em fibras e vitamina C, e não possui glúten, o que faz com que ela não possa ser utilizada em bolos por não proporcionar aquele aspecto aerado. Caso você queira utilizá-la para preparar bolos, combine-a com claras em neve e bicarbonato de sódio, para deixar a massa mais leve.
A seguir, você confere uma das nossas deliciosas receitas utilizando farinha de mandioca:
Ah! E vale citar também que a farinha de mandioca também tem variações de acordo com a sua torra, o seu modo de preparo (que pode ser feito na água ou seca) e sua granulometria. Entre essa variedade estão farinhas como a beiju, d'água, gomada, seca e copiaba.
Ufa, haja farinha na cozinha brasileira! Mas agora que você já aprendeu sobre as farinhas de milho e mandioca, conte pra gente: qual é a sua receita preferida feita com cada uma delas? Esperamos a sua resposta no nosso Facebook ou no nosso Instagram. Aproveite para nos seguir nas duas redes sociais e continue acompanhando o nosso blog para manter-se atualizado sobre as tendências gastronômicas, dicas e novidades. Até mais!