Share this post on social media
Background Image

Ideias de comida caseira

2024-01-23

Você já se perguntou quantas ideias de comida caseira são possíveis simplesmente sabendo como usar uma boa garrafa de azeite de oliva? Saiba como surpreender sua família, seus amigos e seu parceiro.


Caprese de tomate-cereja assado

Para uma noite especial cozinhando em casa, podemos começar com um prato que geralmente é associado ao verão, mas que é perfeito o ano todo. Que tal uma salada de tomate e queijo mussarela?


Ingredientes (4 porções)

2 litros de tomates-cereja


  4 ramos de tomilho

  1/2 dente de alho (picado)

  1/4 de xícara de azeite de oliva extra virgem Italica

  8 onças de mussarela fresca, cortada em pedaços

  Sal grosso e pimenta do reino para temperar

  4 fatias de torrada

Modo de preparo

Comece pré-aquecendo o forno a 180º. Enquanto isso, misture os tomates, as folhas de tomilho, o alho e o azeite em uma assadeira e tempere com um pouco de sal e pimenta. Asse no forno por cerca de 40 minutos. O segredo é esperar que os tomates estourem e fiquem levemente torrados. Quando isso acontecer, retire-os do forno e deixe esfriar. 


Transfira a mistura de tomate e os sucos para um prato e cubra com os pedaços de mussarela. Sirva no pão torrado com azeite de oliva extra virgem para dar mais sabor. Bom apetite!


*Dica do chef

Você pode cozinhar os tomates com um dia de antecedência. Cubra-os e deixe esfriar. Aqueça os tomates um pouco antes de servir.


Molho aioli de alho para mergulhar

Outra ideia caseira que sempre funciona é um prato de batatas fritas com bastante molho para compartilhar. Veja como fazer o melhor aioli de alho em apenas 5 minutos. Experimente!


Ingredientes (2 porções)

   1/2 xícara de azeite de oliva extra virgem Italica

  2 gemas de ovo grandes

  3 dentes de alho

  4 colheres de chá de suco de limão

  1 colher de chá de mostarda dijon

  Sal a gosto

  Batatas fritas

Modo de preparo

Coloque o alho, as gemas de ovos, o suco de limão e o sal em um liquidificador ou processador de alimentos. Ligue o aparelho e adicione lentamente o azeite de oliva extra virgem até emulsionar. Depois que o molho engrossar e ficar cremoso, sirva com batatas fritas e mergulhe!


*Dica do chef

Você também pode servir o aioli de alho com legumes assados ou usá-lo como pasta para sanduíches.