Share this post on social media
Background Image
  • Home
  • Blog
  • Incríveis técnicas de empratamento feitas por especialistas

Incríveis técnicas de empratamento feitas por especialistas

2023-01-19

A arte de preparar uma grande refeição é uma conquista em si, mas que tal saber servir como um profissional? Queremos transformá-lo em um especialista em como preparar uma refeição perfeitamente apresentável - algo que deixará todo mundo surpreso!

Comece pelo prato


Segundo o chef Stefan van Sprang, premiado com 2 estrelas Michelin, o prato é sempre um elemento importante na hora de conseguir um bom empratamento e, dependendo do tipo de comida que você vai servir, é preciso saber qual escolher.

A primeira coisa que você deve saber é que deve evitar aqueles pratos com muitos detalhes, pois a estrela do show sempre será a comida, e muitas decorações podem distrair a atenção.

É importante saber que o mais relevante é o conteúdo, não o prato, e felizmente existem várias opções. Temos que saber escolher o prato mais adequado de acordo com a comida que vamos servir.


Como colocar a comida


Como no nosso dia a dia, quando tentamos fazer várias coisas ao mesmo tempo, o resultado costuma ser um desastre! Na hora de organizar um jantar, a comida é o  principal.

A melhor recomendação é manter o ingrediente principal como o mais visível e que o restante fique como decoração do prato, ajudando a torná-lo mais atraente visualmente.

O prato deve estar inteiramente atraente para seus convidados, mas é preciso que eles consigam visualizar perfeitamente o que vão comer, e não a “decoração" dele.

Você pode aprender como o chef espanhol cozinha seus pratos - Dabiz Muñoz faz isso em seu DiverXO com 3 estrelas Michelin.


Cores


Como bem sabe Hiroki Yoshitake, o chef com estrela Michelin do restaurante Mifune em Nova York, as cores sempre ajudam a aprimorar o conceito de uma refeição. Elas devem ser usadas através de alimentos, fazendo com que os convidados entendam o prato e fiquem fascinados por ele assim que o virem.

Ingredientes coloridos sempre farão com que a comida se destaque mais no prato. No entanto, as cores escuras também oferecerão grande contraste se a comida for clara e monocromática.

Para dar alguns exemplos, o verde ajuda a transmitir frescor, natureza e relaxamento... enquanto o vermelho mostra paixão, efusão, já o laranja é uma cor que estimula o apetite. O preto sempre representou elegância, mas não exagere, pois pode acabar passando uma impressão errada. O azul, por outro lado, tende a tornar os alimentos menos apetitosos.


Menos é mais no prato


Como diz o chef Sergio Bastard, do Restaurante La Casona del Judío (Santander, Espanha), premiado com uma estrela Michelin, na hora de empratar devemos sempre ter em mente o que procuramos, pois existem diferentes técnicas (central, rítmica, simétrica, assimétrica, oblíqua, em escala...) mas o importante em todas elas é que menos é mais.

A estrela principal é sempre a comida, todas as decorações que acrescentamos têm apenas a função de a realçar. Se algum elemento que adicionamos estiver prejudicando nosso prato, estaremos cometendo um erro. Devemos buscar a simplicidade. Um molho bem espalhado ou alguns legumes bem cortados podem ser comida suficiente para dar a elegância necessária.