Share this post on social media
Background Image
  • Home
  • Blog
  • 5 chefs espanhóis que você pode nunca ter ouvido falar

5 chefs espanhóis que você pode nunca ter ouvido falar

2021-06-08

Em Espanha existem chefs incríveis, descubra a nossa seleção no nosso novo artigo.

A Espanha é um país muito conhecido pela sua gastronomia única e repleta de sabor, mas por trás de tantos pratos deliciosos, existem chefs incríveis. Além de Ferran Adrià que é um nome conhecido, existem também outros chefs espanhóis muito talentosos e renomados. Se você ainda não os conhece, confira agora mesmo a nossa lista:

1. Martín Berasategui

Esse é um chef espanhol muito conhecido e especializado em cozinha basca, que inclui carnes e peixes grelhados na brasa, além de ensopados de cordeiro, bacalhau, pratos de feijão de Tolosa e muito mais.

Sua formação como cozinheiro está relacionada com a Bodegón Alejandro, que é um restaurante popular gerido pelos seus pais e pela sua tia, lugar onde conquistou sua primeira estrela Michelin.

Sua carreira é marcada por vários prêmios e, atualmente, é o chef espanhol com mais estrelas Michelin em território nacional, 12 no total. É proprietário de 7 restaurantes, incluindo um que leva o seu nome Martín Berasategui, localizado em em Lasarte. 

2. Carme Ruscalleda

Criada em uma família de fazendeiros, a chef Carme Ruscalleda começou a cozinhar ainda jovem e iniciou a sua carreira em uma tradicional mercearia. Hoje, é uma das quatro mulheres no mundo a ter a mais alta distinção no guia Michelin e dirige um dos melhores restaurantes da Europa.

Conquistou a sua primeira estrela Michelin em 1991 e, atualmente, seus restaurantes possuem mais de 6 delas. Sua cozinha é fortemente baseada na tradição catalã, embora ela tenha muitas influências mundiais. 

3. Ángel León

Esse renomado chef é conhecido como “el Chef del Mar” e faz jus a esse nome.

Com muita criatividade e contra o desperdício, ele transforma ingredientes do mar em pratos ousados e com técnicas bem elaboradas que brincam com os sentidos.

O Aponiente, que é seu restaurante mais famoso já foi listado entre os 10 melhores da Europa, e é claro que o chef também carrega várias estrelas Michelin em seu currículo.

4. Arzak Family: Juan Mari and Elena Arzak

Os Arzak são um dos maiores nomes da cozinha basca e isso não é de hoje. O pai e chef Juan Mari é considerado um grande mestre que trabalha com uma culinária evolucionária e vanguardista.

Localizado em San Sebastián, o restaurante Arzak se situa na mesma casa de família onde tudo começou e mantém uma tradição gastronômica familiar que possui quase cem anos. Além disso, ganhou sua terceira estrela Michelin em 1989, que é preservada até hoje.

Junto com Juan, sua filha Elena Arzak trabalha no restaurante desde os 11 anos, tornando-se a quarta geração da família. Hoje ela é uma chef espanhola muito renomada, que já foi até eleita a melhor chef feminina do mundo em 2012.

5. María José San Román

A chef María José San Román já foi batizada pelo The New York Times como “a rainha do açafrão” pois é uma especiaria que está muito presente em sua culinária requintada e com raízes repletas de tradição.

Premiada com 1 estrela Michelin, ela é conhecida por estudar ingredientes emblemáticos da Espanhã e por suas interpretações da culinária espanhola em seus restaurantes.

Uma curiosidade sobre a chef é que ela é apaixonada por azeite de oliva e esse é um dos condimentos que não podem faltar nos seus pratos.

Esses são só alguns dos grandes nomes da gastronomia espanhola. Muito mais do que cozinhar, eles nos inspiram e surpreendem com muita criatividade e inovação.

O que você achou desse conteúdo? Gostou do assunto? Então não deixe de acompanhar o nosso blog para ler em primeira a mão o que ainda está por vir.