Share this post on social media
Background Image
  • Home
  • Blog
  • 4 hortaliças para cultivar em casa

4 hortaliças para cultivar em casa

2021-09-29

Descubra algumas hortaliças e dicas para você começar a plantar ainda nesta semana.

Seja em casa ou apartamento, há sempre um espacinho para você ocupar com um pouco de natureza. Há quem goste de cultivar jardins suspensos, plantas e até mesmo alguns temperinhos para poder utilizar na cozinha. 

Começar com o plantio de algumas hortaliças pode ser uma boa opção para quem gostaria de começar a ter uma alimentação mais saudável. Então continue a leitura e descubra algumas espécies e dicas para você começar a plantar ainda nesta semana.

4 hortaliças para cultivar em casa 

  1. Brócolis – você sabia que é possível cultivar brócolis até mesmo no apartamento? Essa hortaliça pode ser plantada durante o ano todo em climas mais amenos. Seu tempo de colheita varia entre 60 e 110 dias, de acordo com a espécie.
  2. Rúcula – ideal para ser cultivada em lugares fechados, a rúcula requer ambientes com temperaturas mais altas. Sua raiz pequena permite que você plante-a em vasos pequenos, dando espaço apenas para 20cm de terra. Com quatro semanas já é possível utilizá-la.
  3. Alho-poró – coloque a parte com a raiz dentro da água, mas não deixe totalmente submerso. Vá trocando a água diariamente. Entre 3 e 5 dias, você verá a parte verde crescendo. Essa é a hora perfeita para transferí-lo para a terra e cultivar.
  4. Alface – Coloque a alface a uma profundidade de um palmo abaixo da terra e mantenha em local com bastante exposição solar. Para obter um ótimo resultado, não se esqueça de adubar bem a terra e regar em dias alternados. A partir de 60 até 90 dias você já poderá fazer a colheita.

Dicas para mantê-las em casa

  1. Escolha um local ideal para cultivar suas hortaliças. É importante que você deixe sempre um espacinho entre as plantas e para o crescimento de suas raízes.
  2. Utilize terra própria para o cultivo de hortaliças.
  3. Antes de manusear a sua plantação, procure higienizar todos os instrumentos com uma solução de água sanitária para um litro de água. Isso evitará que a sua plantação seja contaminada por fungos e bactérias.
  4.  Na hora de montar o seu recipiente que receberá a plantação, faça a seguinte ordem: um punhado de cascalho ao fundo, terra fofa, semente e terra fofa novamente.
  5. Não esqueça de regar as suas plantas, retirar todas as folhas secas e amareladas sempre que puder.
  6. Em relação ao solo, você deve revolvê-lo a cada 3 meses e adubar pelo menos 2 vezes ao ano.
  7. Atenção com as pragas! Fique sempre de olho nas suas plantas para ver se não há nenhuma doente. Caso haja, é possível retirá-la a tempo de evitar que contamine toda a sua plantação.
  8.  Alguns bichinhos podem ser aliados da sua plantação. Por isso, evite matar alguns como abelhas, minhocas e joaninhas, que podem ajudar a fazer o controle natural das pragas.

Onde plantar?

1. Direto na terra
Para quem tem um quintal, cultivar direto na terra pode ser uma excelente opção. A vantagem desse tipo de cultivo é que você não precisará de um pratinho para recolher o excesso de água.
 
2. Jardineiras
Você pode optar por jardineiras em diversos cantos do seu apartamento ou casa, como varanda, área de serviço ou janelas. Aqui, é preciso escolher hortaliças de pequeno porte.
 
3. Vasos
Os vasos são os clássicos recipientes para se fazer uma plantação e te permite usar a criatividade nos tamanhos e estilos. No entanto, se for escolhê-los, é preciso também lembrar-se de sempre deixar um pratinho para recolher o excesso de água.

Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando todas as novidades, receitas e informações sobre a gastronomia e o azeite de oliva. Siga-nos nas redes sociais (Facebook e Instagram)