Share this post on social media
Background Image
  • Home
  • Blog
  • 5 mitos sobre azeite de oliva

5 mitos sobre azeite de oliva

2022-08-26

Descobrir toda a verdade

Mas nós temos uma boa notícia: a La Española é o mais antigo produtor de azeites da Espanha, o país que mais produz esse alimento no mundo, e pode trazer mais informações sobre cada uma dessas questões. Por isso, trouxemos todo o conhecimento que adquirimos ao longo dos anos para compartilhar com você.

Continue a leitura deste artigo e saiba o porquê precisa parar de acreditar nesses mitos.


1 Aquecer o azeite de oliva faz mal para a saúde


Vamos começar com a mais polêmica das afirmações? Não, o azeite de oliva não fará mal para a sua saúde quando aquecido. 
No entanto, é indicado que você aqueça-o em uma temperatura que não ultrapasse o seu ponto de fumaça, para que as propriedades saudáveis sejam mantidas. No caso do azeite de oliva La Española Tipo Único - indicado para fritar, cozinhar e assar alimentos - essa marca pode chegar até 200°C, sem perder as suas características naturais que trazem benefícios ao organismo. Saiba mais sobre o produto aqui.


2 O azeite de oliva engorda


Muito pelo contrário! O azeite de oliva é a única gordura capaz de auxiliar no emagrecimento, quando acompanhado de uma dieta saudável e exercícios, graças ao seu composto oleoylethanolamide, que traz a sensação de saciedade. Além disso, ele também traz benefícios como a prevenção de diabetes, câncer e aumento da pressão arterial. Para que você possa desfrutar disso, é preciso se atentar à quantidade de consumo recomendada: duas colheres de sopa de azeite de oliva por dia.


3 Azeite bom é azeite antigo, como os vinhos


Os azeites são como vinho? Isso é puro mito. Na realidade, é exatamente o contrário.Quanto antes você consumir o azeite, melhor. Por isso, sempre fique atento à data de validade e mantenha-o guardado com alguns cuidados, uma vez que alguns componentes do azeite são sensíveis à luz e temperatura, podendo oxidar na presença desses dois elementos naturais. 


4 Para obter os benefícios, posso consumir azeitona ao invés de azeite


Apesar do azeite de oliva vir das azeitonas, comparar os nutrientes presentes em ambos não é uma afirmação correta. Uma vez que, para obter a mesma quantidade desses nutrientes do azeite, seria necessário consumir um número muito alto de azeitonas.

Além disso, ao contrário do azeite de oliva, a azeitona possui uma grande quantidade de sódio que pode não fazer bem para a sua saúde quando consumida em excesso.

No processo de produção do azeite, a azeitona é macerada, gerando novos compostos que são muito mais rico do que a sua principal matéria prima. Por isso, dê preferência ao azeite.


5 Quando o azeite está amarelado não está bom


A coloração de um azeite mais amarelado não está relacionada à sua qualidade. Isso apenas quer dizer que as azeitonas foram colhidas em períodos de maturação diferente. Aliás, aqui está uma curiosidade: o que difere as azeitonas pretas das verdes não é a espécie delas, mas sim a época em que cada uma foi retirada do pé.

E assim, o resultado da cor do azeite também pode ser alterado por esse fator, mas jamais significará que o azeite é de má qualidade.


Se você ficou curioso em saber mais sobre o azeite de oliva, te convidamos a uma viagem em nosso site, que te levará ao nosso guia especial (clique aqui para acessar). Aproveite também para nos seguir no Facebook e no Instagram. Continue acompanhando o nosso blog para saber mais tendências, curiosidades e novidades sobre o universo gastronômico.