Dicas para tirar fotos perfeitas de comida
2022-08-16
Alguma vez você já olhou aquele prato que fez e ficou com vontade de mostrar pra todo mundo? Ou então, você trabalha com gastronomia, mas fica com dúvidas na hora de tirar a foto ideal para publicar nas redes sociais?
Esses podem ser cenários bem comuns, especialmente graças ao aumento no número de influenciadores do mundo da gastronomia, que nos encorajam todos os dias a mostrarmos o que os alimentos podem proporcionar.
Pensando nisso, nós trouxemos algumas dicas que podem te guiar na hora de registrar aquela refeição linda que você preparou com todo o carinho e Azeite de Oliva La Española. Continue a leitura deste artigo para saber mais.
1. A montagem do prato é o principal
Você já ouviu a expressão “comer com os olhos”? Quando alguém está em uma experiência gastronômica, vários fatores são levados em conta, e a aparência da sua comida é um dos principais. Por isso, é importante ter em consideração que precisará fazer uma boa montagem, ou plating, como é chamada a disposição dos alimentos no prato.
- Escolha uma louça que realce os alimentos;
- No caso de comidas coloridas, dê preferência a pratos brancos;
- Abuse de cores, madeira e outros materiais que estejam em alta;
- Opte por utensílios, como pratos, garfos e facas, que não tenham brilho para que não reflitam a luz.
2. Esqueça do flash
Para fotos de comida, o flash pode não ser a melhor pedida, pois não valoriza a imagem. Por isso, prefira luzes naturais ou até mesmo o ambiente mais escuro do que acabar usando essa opção.
Uma dica é pegar outro celular, acender a lanterna dele e posicionar de foto que faça a função de luz natural. Procure dar um zoom na câmera, para que o resultado não seja uma imagem mais chapada.
3. Use os ingredientes para compor o cenário
Os ingredientes são partes muito importantes de uma foto em todas as etapas. Antes de cozinhar o seu prato, você já deve pensar na escolha de alimentos frescos, com cores bonitas e que valorizem a receita que vai preparar.
Depois que o seu prato estiver pronto, os ingredientes entrarão novamente, mas agora, para fazer parte do cenário. Por isso, separe um pouquinho deles antes de começar a receita. Por exemplo, se você acabou de fazer um bolo de laranja, vale a pena posicioná-lo perto de um pedaço da fruta para mostrar do que ele é feito e criar um efeito estético muito mais bonito para a sua foto.
4. Vá treinando e dê o seu toque
Mais importante que seguir as recomendações para uma boa foto, é descobrir o que traz a sua identidade para os pratos e registros que faz deles. Por isso, vá testando. Experimente publicar as fotos que gostar e perceba que irá aperfeiçoar a técnica aos poucos.
5. Aposte na finalização dos pratos
Finalizar pratos com cremes, geleias, molhos e azeite, além de deixar a receita ainda mais deliciosa, pode criar efeitos lindos que darão mais destaque. Com certeza a aparência suculenta dará muita água na boca de quem ver a sua foto.
6. Dica extra: capriche na legenda da foto
Ao trazer a sua identidade para as fotos que tira das suas comidas, não tenha medo de contar histórias. Afinal, a gastronomia e a comida unem pessoas, paixões e momentos. Experimente usar a legenda das fotos para falar o porquê você preparou aquela comida, para compartilhar a receita ou até mesmo para apresentar uma história que gostaria que todo mundo soubesse sobre aquele prato.
Siga-nos no Facebook e no Instagram. Continue também acompanhando esse blog para saber mais sobre o universo da gastronomia.