Share this post on social media
Background Image
  • Home
  • Blog
  • 4 benefícios do azeite de oliva para a saúde

4 benefícios do azeite de oliva para a saúde

2021-03-31

O azeite de oliva é um condimento que pode agregar e muito na nossa saúde.

O azeite de oliva é obtido exclusivamente a partir da azeitona e além de deixar qualquer receita muito mais saborosa, é um condimento que pode agregar e muito na nossa saúde. Alguns estudos sugerem que o uso de azeite extravirgem nas dietas da região do Mediterrâneo é um grande responsável pelos benefícios para a saúde.

Existem diferentes tipos de azeites e que são próprios para o consumo. O extravirgem por exemplo, é considerado um dos mais saudáveis e possui um aroma bastante intenso. O virgem por sua vez, possui praticamente os mesmos benefícios, mas por apresentar um teor de acidez um pouco mais elevado, tem gosto e aroma um pouco menos intenso.

Esse condimento é rico principalmente em gorduras monoinsaturadas, vitamina E e antioxidantes, ou seja, é um óleo que pode fazer muita diferença no nosso organismo.

Confira 4 benefícios:

1. Controle dos níveis de colesterol

O colesterol é um tipo de gordura fundamental para o funcionamento do corpo, mas você sabia que existem dois tipos deles? O LDL, por exemplo, é considerado o colesterol ruim, enquanto o HDL é considerado bom.

O azeite é uma fonte de ácidos graxos que ajuda a reduzir esse colesterol “ruim”, e aumentar o “bom”, podendo prevenir diversos problemas de saúde. Além disso, esse óleo também auxilia na absorção das vitaminas A, D e E, que são essenciais para o metabolismo e controle do colesterol.   

2. Prevençao de doenças cardíacas

Como citado no tópico anterior, o consumo de azeite diminui a síntese do colesterol “ruim” (LDL), que, em excesso, se acumula dentro das paredes das artérias do coração, formando placas de gordura que tornam os vasos mais estreitos, dificultando a passagem de oxigênio e nutrientes para o coração.

O HDL, que é o colesterol bom tem a função de proteger o organismo contra ataques cardíacos. É por isso que quando seus níveis estão muito baixos podem aumentar o risco de doenças cardíacas em geral.

3. Combate o diabetes

O condimento também é um aliado no combate ao diabetes por ser anti-inflamatório e conter substâncias antioxidantes. Quando a inflamação diminui, a captação de insulina é melhor e isso faz com que não seja necessário produzir uma quantidade tão grande do hormônio, ajudando portadores de diabetes tipo 2. 

Uma dieta rica em azeite de oliva, com moderação nos carboidratos e baixo nível de gordura saturada, pode trazer resultados muito positivos na vida dos diabéticos

4. Prevençao do envelhecimento precoce

De acordo com alguns estudos, o consumo de azeite de oliva pode reduzir a formação de estruturas nocivas no cérebro, como as placas beta-amiloides, que são tóxicas para os neurônios e suas sinapses, e se formam entre as células e os caminhos dos neurônios, e os emaranhados neurofibrilares, que bloqueiam a chegada dos nutrientes.

O consumo regular previne o estresse oxidativo, que é responsável pelo envelhecimento precoce das células de todas as partes do corpo. Além disso, a vitamina E presente no condimento também ajuda prevenir o envelhecimento e o ressecamento dos fios e da pele.

O azeite de oliva pode ser consumido in natura para finalizar diversas preparações como saladas, legumes, massas, carnes e pratos quentes em geral.

No geral, uma dieta rica em gorduras saturadas, gordura trans e açúcar pode aumentar os riscos de diversas doenças, por isso, o correto e o mais saudável é buscar uma alimentação que seja oposta disso.

O azeite de oliva é uma gordura estável em relação a outros óleos de sementes e o ideal é consumir cerca de duas colheres de sopa por dia.

Gostou? Adote esse hábito no seu dia a dia e tenha muito mais qualidade de vida!