Share this post on social media
Background Image
  • Home
  • Blog
  • Aprenda a substituir a manteiga nas receitas

Aprenda a substituir a manteiga nas receitas

2022-07-12

A manteiga é um alimento que está presente tanto em receitas salgadas como doces.

Que atire a primeira pedra quem nunca precisou sair correndo para comprar o produto quando ele estava faltando na dispensa para preparar um bolo. No entanto, em uma coisa todos temos que concordar: esse não é um alimento leve e saudável, embora seja muito saboroso ao paladar.


Cada colher de sopa carrega cerca de 74 calorias, se tornando um problema também para pessoas que têm alto colesterol e precisam de uma alimentação mais equilibrada. Além disso, sua gordura saturada contribui para o aparecimento de problemas do coração. Mas a boa notícia é que ela pode ser substituída por algumas alternativas, que vamos te mostrar neste artigo de blog. E aqui vai um spoiler: nenhuma delas tem a ver com a margarina. Ficou curioso? Então continue a leitura para saber mais!

1 Iogurte grego


Para deixar os alimentos mais macios e cremosos, você pode optar pelo iogurte grego. Essa opção também te trará os benefícios da proteína e ainda possui baixa caloria. Experimente usá-lo em pães e bolos em uma proporção de ½ de iogurte para cada quantidade exigida de manteiga.
A informação que talvez você não saiba sobre esse ingrediente é que ele também funciona como uma espécie de fermento em pó, ajudando a crescer algumas receitas.

2 Abacate


Você sabia que o abacate também pode ser utilizado em receitas, sem interferir no sabor delas? Devido à sua coloração verde, você pode optar por comidas que fiquem com cor mais escura, como receitas que levam chocolate como ingrediente. Para substituir no lugar da manteiga, basta você amassar a fruta até que forme uma espécie de purê, adicionando um pouco de água para facilitar o processo. Aqui, vale considerar uma proporção de 1 para 1 da quantidade de manteiga pedida na receita. Procure utilizar o abacate para preparar donuts, tortas e bolos.

3 Azeite de oliva


O azeite de oliva é a opção mais versátil e saudável para substituir a manteiga em receitas salgadas, doces, e até para passar pura em pães e torradas. Além de econômico, o produto também protege o coração, aumentando o chamado “colesterol bom” (HDL) e diminui o “colesterol ruim” (HDL). Para as suas receitas, você pode usar ¾ de xícara de azeite de oliva para cada xícara de manteiga. Conheça mais alguns benefícios do azeite de oliva para a sua saúde:
·        Ajuda na redução da pressão arterial
·        A presença de gorduras monoinsaturadas auxilia na prevenção do diabetes
·        Fortalece o sistema imunológico
·        Contém antioxidantes que previnem o envelhecimento da pele

4 A margarina também faz mal?


A resposta é sim. A margarina é ainda mais prejudicial à saúde do que a manteiga, uma vez que possui gordura trans em sua composição. Então, tente evitar essa opção, ok?
 
Agora que você já sabe como ter opções mais saudáveis em sua cozinha, é hora de colocar a mão na massa. Qual é a receita que você mais faz e que poderá substituir a manteiga por azeite de oliva? Tire uma foto ou faça um vídeo e nos marque no Instagram ou no Facebook. Quem sabe você não aparece em nossas páginas?
Continue acompanhando também esse blog para saber mais curiosidades, dicas, tendências da culinária e muito mais.