Share this post on social media
Background Image
  • Home
  • Blog
  • Como reconhecer a qualidade perfeita do azeite de oliva

Como reconhecer a qualidade perfeita do azeite de oliva

2023-11-27

Reconhecer a qualidade do azeite de oliva nos ajuda a escolher melhor no momento da compra. A escolha de um azeite de qualidade no mercado envolve conhecimentos e preferências pessoais.

No entanto, há vários fatores que influenciam a qualidade do azeite, como por exemplo a composição do solo em que as árvores crescem; o clima; o processo de amadurecimento; e o grau de maturação das azeitonas quando são colhidas. 

Como já mencionamos em outras postagens do blog, a percepção da qualidade caminha de mãos dadas com o Azeite de Oliva Extra Virgem. Esse conceito remonta ao Império Romano, cujos habitantes foram os primeiros a classificarem o azeite de acordo com seu local de origem. Nesta postagem, explicaremos alguns aspectos que determinam a qualidade do azeite.   

Como é determinada a qualidade do azeite de oliva? 

A crença de que o Azeite de Oliva Extra Virgem é superior a outras variedades de azeite de oliva se baseia no fato de que ele tem mais propriedades culinárias e benefícios para a saúde. Isso se deve à concentração de polifenóis e antioxidantes naturais, como a vitamina E e o ômega 3. Tais elementos contribuem para o sabor levemente amargo dessa variedade que, segundo os romanos, garante uma boa saúde.  

Quais são os principais indicadores de qualidade?  


SABOR 

O sabor é o indicador mais característico e mais complexo. A teoria é que a qualidade pode ser percebida por meio da harmonia perfeita entre o picante, a adstringência e o amargor. De fato, a presença desses atributos só é notada em azeites extra virgens.  

 

AROMA  

Talvez essa seja a percepção mais delicada e sutil, constituída pela soma das sensações transmitidas pelos compostos voláteis do óleo. Em geral, os azeites de melhor qualidade têm um aroma mais intenso e notas frutadas. 

 

ACIDEZ 

Podemos encontrar esse parâmetro nos rótulos: ele mede a quantidade de ácido graxo oleico livre presente no azeite. A acidez é a porcentagem de presença de ácido oleico livre em relação à quantidade total de azeite.  O nível de ácidos graxos livres é o que determina se o azeite é ou não extra virgem. Por padrão internacional, define-se que quando a acidez livre é inferior a 0,8 o azeite pode ser chamado de extra virgem.