Share this post on social media
Background Image
  • Home
  • Blog
  • Como substituir o açúcar refinado

Como substituir o açúcar refinado

2022-07-29

Em diversas dietas que buscam proporcionar uma vida saudável, ele é pintado como o vilão. Sim, estamos falando do açúcar refinado.

Em diversas dietas que buscam proporcionar uma vida saudável, ele é pintado como o vilão. Sim, estamos falando do açúcar refinado. No entanto, algumas pessoas que querem substituí-lo no dia a dia, ainda torcem o nariz para o adoçante de gotinhas e pensam que ele ainda pode ser a única opção. Para te mostrar que isso pode ser melhor do que parece, nós trouxemos uma lista de alternativas para você consumir na sua rotina, que podem ser tão saborosas (ou até mais) quanto o açúcar refinado.
 
Mas antes, vamos ver por que você deveria fazer essa troca na sua alimentação? Continue a leitura deste artigo de blog e descubra mais.
 
Afinal, por que substituí-lo?
Além de estar diretamente ligado ao desenvolvimento de doenças como a diabetes tipo 2, sobrepeso e câncer, o açúcar refinado gera uma sensação de bem-estar no corpo, fazendo com que quem o consuma sinta necessidade dele muitas outras vezes.
 
Além de possuir baixo valor nutricional, o processo de fabricação do açúcar refinado também acrescenta diversos componentes químicos que fazem mal ao nosso organismo.
 
Ao parar de consumí-lo, você ainda pode obter benefícios como a prevenção de artrite, hipertensão, cálculos biliares e inflamações no corpo, que afetam o sistema imunológico. Para quem busca emagrecer, retirá-lo da rotina alimentar também é uma boa opção.
 
Veja abaixo algumas alternativas para você colocar no lugar deste alimento:

1. Açúcar demerara


Sem aditivos químicos em sua composição, o açúcar demerara é excelente para as suas receitas, uma vez que não altera o sabor dos pratos. Além disso, ele te oferece cálcio, ferro e potássio, além de outros minerais dos quais o alimento é rico.
 

2. Mel


Esse é um velho conhecido da culinária brasileira, mas pouca gente se lembra dele na hora de substituir o açúcar refinado. Ele adoça duas vezes mais e os seus benefícios são antifúgicos, antibactericidas e na melhora de gripes e resfriado. No entanto, é contraindicado para pessoas com diabetes e com resistência à insulina.


3. Stevia


Provavelmente você já deve ter consumido a Stevia alguma vez. Isso é porque ela está presente em adoçantes, e é a mais recomendada para pessoas com diabetes. No entanto, o ideal é consumir a planta Stevia em vez dos adoçantes industrializados. Seu baixo teor calórico e capacidade de adoçar até 15 vezes mais do que o açúcar refinado a colocam como uma das melhores opções para quem busca um estilo de vida saudável.


 4. Açúcar mascavo


Agora falamos de mais um queridinho das dietas saudáveis: o açúcar mascavo. A fama dele não é à toa, além de ser rico em vitaminas e minerais, esse alimento tem a mesma origem do açúcar refinado, mas ao contrário do vilão, ele não recebe os componentes químicos e mantém seus nutrientes originais da cana-de-açúcar. De coloração mais escura, o açúcar mascavo proporciona benefícios como o fortalecimento dos ossos e a ajuda no controle de saída e entrada de água no corpo.


 5. Açúcar de coco


E já que falamos do açúcar mascavo, vamos compará-lo com esse outro tipo: o açúcar de coco tem um índice glicêmico ainda menor, e ajuda a prevenir doenças renais e pressão alta. De benefícios, ele traz o fortalecimento do sistema imunológico e o ganho de nutrientes como potássio, ferro, magnésio e zinco.
 
E aí, já escolheu o seu preferido? Ou já utiliza um desses acima? Conte pra gente nas nossas redes sociais. Estamos no Facebook e também no Instagram te esperando para saber os seus preferidos. Continue acompanhando o nosso blog para conhecer mais novidades, tendências, dicas e informações sobre o universo dos alimentos.