Share this post on social media
Background Image
  • Home
  • Blog
  • Conheça a história do azeite de oliva

Conheça a história do azeite de oliva

2022-03-29

Uma revisão da história? É hora de lembrar a história do azeite de oliva Não perca isso!

Desde a descoberta das primeiras oliveiras e a invenção da prensa de oliva até sua presença em todas as prateleiras de supermercado do mundo, a produção de azeite percorreu um longo caminho. 

Que tal entrarmos na nossa máquina do tempo e voltar para onde tudo começou? 

O começo de tudo


Algumas pesquisas descobriram que os primeiros indícios descobertos de azeite datam de 3500 a.C., mas realmente se acredita que a primeira produção de azeite foi há séculos antes disso. E os historiadores sabem que as oliveiras, de que o azeite é cultivado, datam muito mais do que isso. Na verdade, acredita-se que seja uma das árvores mais antigas do mundo. 

Os historiadores acreditam que a oliveira era originalmente nativa de partes do Oriente Médio, e foi espalhada pelos fenícios para o sul do Mediterrâneo e para partes da África. Civilizações mediterrâneas antigas, como gregos e romanos, foram as primeiras a aprender a extrair o óleo de oliva e a cultivar as próprias árvores, e a usar ambas de muitas maneiras. 

Os atletas gregos antigos esfregavam azeite em seus corpos durante a competição e até premiavam os competidores com ramos de oliveira - daí o termo "estender um ramo de oliveira". Eles até ungiram padres com azeite, pois era algo muito reverenciado. À medida que o Império Romano se espalhava, eles levaram a oliveira com eles e a plantaram em diversos lugares.

Dizem que até a antiga Rainha Cleópatra usou azeite em sua rotina de cuidados com a pele. Ela ainda é considerada um ícone de beleza, e o azeite de oliva desempenhou um importante papel nisso!

O azeite com o passar dos anos


No momento em que a palavra do azeite se espalhou para a Espanha e outras grandes regiões do Império Romano, nosso produto favorito recebeu o apelido de "ouro líquido" e foi usado de muitas outras maneiras: como combustível de lâmpada, como lubrificante e óleo de massagem, e até na produção de perfume. 

Soldados romanos consumiam o líquido das oliveiras espanholas e azeitonas eram conservadas em salmoura para consumir como fruta. O azeite de oliva foi até prescrito como um medicamento para várias doenças e os romanos o usaram para se limparem e proteger a pele. 

À medida que o azeite se tornou comum na culinária, as diferentes qualidades que conhecemos hoje foram criadas. Como sabemos hoje em dia, os gregos e romanos descobriram que o azeite de melhor qualidade vem da primeira prensagem. Eles esmagaram azeitonas sob os pés usando sandálias de madeira, e a primeira prensa mecânica de oliva remonta ao século VI a.C. As prensas de oliva da Grécia Antiga ainda existem até hoje!

Como o azeite de oliva se tornou popular na culinária, isso formou um ingrediente essencial na Dieta Mediterrânea, ainda considerada a mais saudável da atualidade. 

O azeite de oliva hoje


Hoje, o azeite de oliva não é apenas um ingrediente amado na preparação de alimentos, mas como nos tempos antigos, sua popularidade como um aliado da beleza só continua a crescer. A própria Cleópatra atestou o poder do azeite, e hoje os produtos de beleza do azeite estão infinitamente disponíveis, inclusive em itens de cuidados com a pele e cabelo.
  
Na cozinha, o azeite é um ingrediente essencial na cozinha, que é vendido em todo o mundo. E aqui na Espanha continuamos a tradição de colher azeitonas superiores para incluí-las no melhor azeite do mundo.

Fundada em 1840, a La Española é a mais antiga e confiável marca de azeite de oliva da Espanha. Nossa gama de produtos é exclusivamente estocada em todo o Brasil pela Bunge. Basta olhar para a nossa mulher espanhola na embalagem!