Share this post on social media
Background Image
  • Home
  • Blog
  • Dicas para quem quer aprender a cozinhar

Dicas para quem quer aprender a cozinhar

2021-11-18

Não sabe como começar a cozinhar? Nós o ajudamos a dar o primeiro passo.

Você já ouviu falar em autocuidado? Preparar a sua refeição também pode ser considerado um ato de zelo com o bem-estar e o seu corpo. Além disso, escolher os ingredientes e dedicar o tempo para cozinhar para os outros, também é uma demonstração de cuidado e amor com o próximo

Para muitas pessoas, a prática culinária pode até se tornar uma espécie de terapia, já para outras pode se tornar um verdadeiro desafio. Mas muita calma! Sempre é tempo de aprender e testar novas receitas. Para isso, separamos algumas dicas de ouro que vão te ajudar nesse primeiro momento. Continue a leitura para conferí-los!

Prepare o lugar em que você irá cozinhar

Antes de falarmos de comida, devemos falar do que ajuda você a cozinhar os seus pratos: o espaço e os equipamentos que usará para isso. Aqui vale sempre lembrar daquele conselho de mãe: cozinhar com bagunça é até possível, mas não será uma experiência prazerosa para você. 

Mantenha tudo sempre higienizado, desde a geladeira limpa até a despensa com os alimentos organizados, isso com certeza fará toda a diferença! Depois, é hora de achar um local para colocar os ingredientes todos separados. Você não vai querer passar nervoso de ter que procurar alguma coisa na cozinha com o fogão aceso. Além disso, manter tudo no mesmo lugar evita acidentes e desperdícios de alimentos. Busque também separar utensílios adequados para a receita que você deseja executar. 

Procure por receitas mais simples no começo

Você pode até tentar uma receita mais elaborada logo de primeira, mas para que não desanime de tentar da próxima vez, a nossa recomendação é começar a cozinhar pratos que não demandem muita experiência. Tente preparar arroz, macarrão ou saladas.

Não cozinhe com pressa

Além de aumentar o risco de acidentes e erros na receita, cozinhar com pressa também transforma a experiência em algo estressante. Por isso, procure começar a arriscar nessa prática em um momento em que você esteja mais tranquilo, sem horário marcado para nada e tenha tempo de executar todas as dicas que estamos te dando nesse texto, ok? 

Leia a receita antes de começar

Sim, mais uma vez a gente vai falar a palavrinha mágica: calma. Antes de começar a preparar o seu prato, leia a receita completa e tente entender cada etapa de uma vez. Assim, se surgir alguma dúvida, você não estará no meio do processo e não passará por uma situação de desespero. Além disso, é nessa etapa que se deve garantir que tem todos os ingredientes na sua casa. E aqui é importante sempre manter em mente essa frase: você deve seguir direitinho o que a receita diz.  

A prática leva à perfeição

Certamente você já deve ter ouvido essa frase alguma vez. Na cozinha, ela também faz muito sentido! Por isso, é importante que você coloque a mão na massa e vá testando sempre os seus dotes culinários. Uma dica que damos é você começar a preparar os seus pratos e tirar uma foto para exibí-los na internet. Isso vai te dar ainda mais gosto de cozinhar e montar as refeições. Se for no Instagram não esquece de marcar o nosso perfil @azeitelaespanolabr

Aqui no nosso site você encontra desde receitas mais simples até as mais elaboradas, tanto do Brasil quanto da Espanha. Clique aqui para conferir.
 
E aí, já está pronto para colocar a mão na massa? Depois de ler todas as nossas dicas, a gente tem certeza que você vai se sair muito bem nessa nova jornada na cozinha. Conte com a gente e continue acompanhando novidades, dicas e muito mais aqui no nosso blog.