Share this post on social media
Background Image
  • Home
  • Blog
  • Dicas para tornar seus alimentos mais saborosos ao aquecê-los

Dicas para tornar seus alimentos mais saborosos ao aquecê-los

2022-04-29

Alimentos reaquecidos? Tire o máximo proveito de alimentos saborosos com estas dicas

No dia a dia, estas cenas são bem comuns de acontecer: você faz muita comida para uma refeição e aproveita para esquentá-la em outros horários, ou também prepara marmitinhas prontas para ir descongelando ao longo da semana. Nessas duas situações pode acontecer do sabor dos alimentos se perder durante o processo de aquecimento. Mas não se preocupe! Hoje nós trouxemos algumas dicas que podem tornar a sua refeição tão deliciosa quanto como se tivesse sido feita na hora. Quer descobrir? Continue a leitura deste artigo do blog para saber mais. 
 Independente do lugar onde você escolher para aquecer seu alimento, microondas, forno ou outras alternativas, há sempre uma forma correta de fazer isso. No entanto, também é importante lembrar que cada prato tem uma maneira de ser aquecido.

Use o microondas

O microondas é uma praticidade na cozinha, mas muitas vezes acaba não aquecendo os alimentos da forma correta. Para tirar o melhor proveito desse eletrodoméstico, você pode usá-lo para esquentar em porções menores, sempre deixando a tampa dos recipientes abertas para evitar explosões. Caso o alimento esteja com plástico filme, não esqueça de fazer alguns furinhos com o garfo.
 
E aqui vai uma dica extra: quando for colocar massas - macarrão, pizza ou pães - no microondas, coloque um copo com água junto do prato para que não ressequem ou queimem e fiquem extremamente deliciosas. Você também pode utilizar uma folha de papel toalha para colocar embaixo do prato, assim a água é retida e os alimentos continuam crocantes.


Use a frigideira

Você sabia que pode aquecer as batatas fritas que fez no dia anterior sem que elas fiquem murchas? A frigideira é a principal forma de fazer isso! Ela é ideal para esquentar alimentos que já foram grelhados ou fritos, ou até mesmo aquela pizza amanhecida da noite anterior. Fica uma delícia!


Use uma panela no fogão

Quando a comida que você quer esquentar é uma sopa ou algo que foi cozido, é perfeitamente aceitável que se utilize uma das bocas do fogão. Só não esqueça de que deve manter o fogo baixo e deixar a comida aquecer lentamente, para que não cozinhe demais. 

 
Use o forno elétrico ou convencional

Fez alguma coisa no forno convencional? Agora é a hora de aquecê-lo no mesmo lugar onde ele foi preparado originalmente. Para esquentar carnes, batatas e tortas, você pode cobrir com papel alumínio e levar ao forno por alguns minutos. Já para aquecer pães, salgados e empanados, é possível optar pelo forno elétrico.


Adicione água aos grãos

Alguns grãos como o arroz podem ficar duros quando estão na geladeira ou congelados. Quando for aquecê-los, coloque um ou dois cubos de gelo no meio da comida para que eles se tornem macios novamente.


Deixe a comida descongelar totalmente

Essa dica é importante para quem prepara as marmitas para comer durante a semana. Colocar a comida ainda congelada para aquecer pode parecer uma boa ideia, no entanto não é o mais recomendável quando se quer um prato saboroso. A dica é passar o recipiente do congelador para a geladeira na noite anterior em que for consumir. Assim, você evita que a sua comida fique úmida e sem sabor quando for aquecê-la.
 
Essas dicas podem ser valiosas para melhorar o seu dia a dia na cozinha. Se quiser saber mais, continue acompanhando o nosso blog, e também curta a nossa página do Facebook e nos siga no nosso Instagram. Você sempre vai se atualizar em relação ao mundo da gastronomia e do azeite de oliva mais tradicional da Espanha! Te esperamos por lá.