Share this post on social media
Background Image
  • Home
  • Blog
  • O azeite de oliva faz mal para os animais?

O azeite de oliva faz mal para os animais?

2021-07-26

Veja todos os benefícios que o nosso azeite também tem para os seus animais!

Só quem tem bichinho de estimação sabe a preocupação que é manter alguns alimentos longe do alcance deles. Seja por medo ou precaução, saber o que você está dando para o seu pet é essencial para garantir o bem-estar e qualidade de vida. Mesmo contendo várias propriedades que fazem bem para o organismo de seres humanos, o azeite de oliva é um desses produtos que costumam causar dúvidas e serem motivo de preocupação na hora de dar para os animais. Quem já experimentou colocar um pouco dessa delícia junto com a ração, certamente já percebeu que os bichinhos gostam bastante. Mas será que o azeite de oliva faz realmente mal para os animais? Continue lendo que a gente tira essa sua dúvida agora mesmo!

A resposta é: não!

Além de deixar a ração do seu pet ainda mais saborosa ao colocar azeite de oliva no alimento, você complementa essa refeição de forma saudável. Essa é uma alternativa que pode ser utilizada, principalmente, para aqueles animais que não costumam comer bem ou que já não estão ingerindo a ração seca, precisando assim de um incentivo a mais para se alimentarem e para que possam engolí-la de forma mais fácil.

Assim como para os humanos, o azeite de oliva para os animais também traz benefícios para a saúde. No organismo do seu pet, ele é capaz de ajudar a reduzir riscos de desenvolvimento de diabetes, melhorar a saúde das articulações, nutrir as células, combater doenças relacionadas ao coração e, em alguns casos, até ajudar a emagrecer. 

Qual é a quantidade ideal para dar aos animais?

Como qualquer alimento, o azeite de oliva também tem uma quantidade recomendada de ingestão para o seu pet. Por isso, é importante que você siga essa dica antes de serví-lo junto com a ração ou qualquer outro alimento permitido para os animais.

  • Cães com menos de 10 quilogramas– 1/2 colher de chá ao dia
  • Cães de 11 a 30 quilogramas- 1 colher de chá ao dia
  • Cães com mais de 30 quilogramas- uma colher de chá e meia ao dia

Outros usos do azeite de oliva para o pet além da alimentação

Agora que você já descobriu que pode dar azeite de oliva para o seu animalzinho comer, nós também trouxemos alguns outros usos deste produto que podem ser úteis no seu cuidado diário com o seu pet:

  • Constipação. O consumo de azeite de oliva diário fará com que a flora intestinal do seu bichinho funcione da melhor forma.
  • Patas. Como as almofadinhas das patas estão sempre em contato o chão, é comum que ocorram rachaduras, feridas e ressecamento. Nessa hora, o azeite de oliva também é um grande aliado do seu pet! Aplique uma pequena quantidade sobre elas e massageie para hidratar, amaciar e tirar dores que o seu animalzinho possa estar sentindo.
  • Sarna. A sarna é um dos principais inimigos dos pets e pode ser combatida com a aplicação de azeite de oliva sobre a pele. Isso fará com que ela seja eliminada e, ao mesmo tempo, a pele do seu animal seja hidratada, que pode estar ressecada por causa da coceira causada pelo ácaro.
  • Carrapatos. Você sabia que pode ajudar a retirá-los também com o azeite de oliva? Aplique na área em que eles estão, deixe agir por alguns minutos, seque com um papel e use uma pinça para retirar o inseto da pele do seu bichinho. Você verá que será muito mais fácil dessa forma.

 
Gostou de saber disso? Continue acompanhando o nosso blog para descobrir mais curiosidades e ficar por dentro do universo da culinária e do azeite de oliva La Española.