Existem muitos tipos de azeites no mercado e às vezes é difícil encontrar a escolha perfeita para sua receita estrela. Regra geral, os azeites intensos são uma boa escolha quando se pretende realçar o sabor de um prato; mas, pelo contrário, se os ingredientes forem delicados, é preferível usar azeites mais suaves.
Assim, podemos considerar os seguintes usos para um azeite extravirgem: A intensidade de seu sabor o torna ideal para uso cru. É desta forma que será mais percebido o seu sabor frutado e o seu ligeiro toque picante, um sabor totalmente puro que pode harmonizar na perfeição com vegetais, carnes e peixes. Use-o para temperar saladas, molhos ou sopas, e até mesmo num prato já cozinhado. Um pouco de azeite dará um toque saboroso e diferente a carnes assadas, peixes assados e até legumes grelhados.
Um azeite (que não seja virgemextra), como o Tipo Único de La Española, é perfeito para o uso diário na cozinha, pois o seu sabor suave torna-o muito versátil: pode ser utilizado em salteados, guisados e refogados … E especialmente para fritar. É um azeite mais resistente a altas temperaturas, ou seja, demora mais para defumar ou queimar, o que o torna adequado para fritar todo tipo de alimento.