Share this post on social media
Background Image
  • Home
  • Blog
  • Conheça tendências gastronômicas para 2022

Conheça tendências gastronômicas para 2022

2022-01-25

Em 2022, as tendências gastronômicas procuram dar um novo significado à nossa relação com a alimentação, promovendo o bem-estar e criando novas experiências.

Em 2020 e 2021 vimos tudo mudar à nossa volta: a forma com que convivemos em sociedade, trabalhamos, nos vestimos e também aquilo que comemos. Isso influenciou as tendências gastronômicas destes anos e reflete também no ano de 2022. Estamos buscando ressignificar o nosso relacionamento com a comida, de maneira que ela favoreça o nosso bem-estar e ao mesmo tempo crie experiências inesquecíveis, agradando o paladar e o coração.

Abaixo, você encontra algumas tendências que estarão em alta durante este ano. Continue a leitura para saber mais.


Cozinha afetiva


Você já ouviu falar em comfort food? É aquela comida que gera uma sensação de bem-estar, conforto, boas memórias e remete a outras épocas da sua vida. Ela é parte da chamada cozinha afetiva e está sendo procurada pelas pessoas em 2022 como uma forma de viver uma experiência não só gastronômica como também emocional. No Brasil, ela está intimamente ligada a ingredientes locais, comidas típicas e tradições familiares. Pode ser aquele bolo clássico preparado pela avó, aquela feijoada na quarta-feira ou até mesmo um macarrão no almoço de domingo. É hora de colocar em prática tudo aquilo que faz bem na cozinha.


Pratos plant-based


A proteína é uma importante parte do cardápio de todos: isso não podemos negar. Mas em 2022 haverá um crescimento ainda maior do que no ano passado por produtos feitos à base de plantas. Entre as variedades estão petiscos, carnes, lanches e muito mais.

No entanto, engana-se quem pensa que só os vegetarianos e veganos que estão buscando por essas opções. Os chamados plant-based foods estão caindo no gosto de várias pessoas que também consomem carne, mas estão em busca de novos sabores e descobertas na cozinha. Além disso, esse tipo de alimento ainda favorece a saúde com uma alimentação balanceada.


Probióticos


E não é só nas comidas que temos tendências novas, os probióticos também estão ganhando espaço na gastronomia brasileira. O famoso Kombucha pode ser encontrado em diversos restaurantes e pode ser uma opção de drink sem álcool para tomar a qualquer momento. Essa bebida fermentada ainda conta com inúmeros benefícios à saúde, como o aumento na absorção de nutrientes, como vitamina B, cálcio e ferro. 


Alimentos orgânicos


A busca por uma alimentação saudável aumenta cada vez mais, e em 2022 não será diferente. Desde o preparo de uma comidinha gostosa em casa até uma refeição rápida na rua, as pessoas buscarão por alimentos orgânicos, ricos em nutrientes e que não façam mal para a saúde. 

Com os alimentos orgânicos, além de buscar uma alimentação mais saudável, também falamos sobre outra questão cada vez mais pertinente: a preservação do meio ambiente. Através do cultivo feito desta forma, optamos por alimentos com menos agrotóxicos e outros produtos químicos que fazem mal a nós mesmos e ao planeta.


Açafrão e hibisco


Esses são os dois ingredientes da vez! Aposte em receitas que levam esses alimentos e faça sucesso na cozinha. Abaixo, você confere dois pratos deliciosos que você pode testar agora mesmo:
Croquetes de caranguejo com aioli de açafrão (laespanola.com.br)


Comida com preparo simples


Este também é um reflexo da pandemia: com a vida cada vez mais corrida e a necessidade de isolamento social, diversos chefs e restaurantes apostaram no preparo rápido das comidas. E isso não quer dizer que as comidas deixarão de ser saborosas e bem feitas, é apenas uma opção por aquilo que pode ser mais simples de preparar. 


Agora que você já conhece todas as tendências de 2022, continue acompanhando a La Española nas redes sociais para saber mais novidades do mundo gastronômico. Siga-nos no Instagram e dê o seu like no Facebook.