Share this post on social media
Background Image
  • Home
  • Blog
  • O azeite muito além dos pratos salgados

O azeite muito além dos pratos salgados

2021-05-04

O sabor do azeite de oliva é capaz de harmonizar com os mais diversos pratos.

Como muitos já sabem, o azeite faz muito bem para a saúde, mas além disso, o seu sabor é capaz de harmonizar com os mais diversos pratos, deixando qualquer receita muito mais saborosa, e quando dizemos qualquer, estamos falando de todos os tipos de comidas, tanto salgadas quanto doces.    

Identificar características do azeite como o seu sabor, aroma e amargor, ajuda e muito nas combinações. Nas sobremesas, por exemplo, o azeite é capaz de quebrar um pouco do doce deixando o prato muito mais harmônico e saboroso. A realidade é que esse óleo vai bem com qualquer alimento e em pratos que talvez você nem imagine.  

Combinações para desafiar o paladar

Muito além de pratos mais comuns e salgados, o azeite vem ganhando espaço também na criação de sobremesas, principalmente porque é capaz de ser o substituto de alguma gordura vegetal no preparo de receitas.

Explorar um ingrediente e entender o que ele pode oferecer é muito interessante para criar coisas novas. O uso do azeite de oliva em receitas doces pode até parecer um pouco estranho a princípio, mas o que você não imagina é que o ingrediente pode ser justamente o que faltava para dar aquele toque surpreendente no seu prato. Confira algumas dicas de como e onde utilizar:

Combinação com sorvete

É isso mesmo, misturar azeite com sorvete é o segredo para garantir um gosto ainda melhor na sua sobremesa, justamente porque essa mistura forma uma emulsão e o sabor do doce é realçado.

Essa combinação já é muito comum em algumas cidades da Itália e está fazendo muito sucesso por aqui. Para preparar é bem simples, você só precisa escolher o sabor, colocar uma bola de sorvete e um fio de azeite de oliva ExtraVirgem. Misture bem e saboreie.

Na preparação de um bolo inusitado

Para quem ama inovar na cozinha, nada como dar um sabor inusitado em uma receita simples como um bolo. Substitua a manteiga ou o óleo comum pelo azeite de oliva. Por ter um sabor mais acentuado, a receita vai ter um gosto característico e que poderá agradar e muito o seu paladar.

Nas frutas

Que o café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia você já sabe. Mas já pensou na possibilidade de introduzir o azeite que é tão benéfico para a saúde nessa refeição? Pode ser muito mais simples do que parece.  

Frutas sempre são uma excelente opção, e para começar bem o dia, é a melhor pedida. Uma dica que pode fazer toda a diferença no seu café, é colocar algumas frutas que você gosta com um pouco de granola, iogurte e finalizar com um fio de azeite. Essa combinação é ótima para quem busca uma alimentação mais saudável e com mais sabor ainda. 

Em um pudim diferente

Em alguns países da Europa, utilizar azeite na preparação de doces é algo frequente. Uma sobremesa bem diferente e que promete um sabor sem igual é o pudim de azeite com mel, que é uma receita portuguesa. O óleo é usado na própria preparação da massa do pudim e ainda leva raspas de laranja e limão.

Fazer o uso do azeite além dos pratos salgados pode não ser algo tão comum aqui, mas é muito bom, tanto para introduzir esse óleo tão saudável na rotina, quanto para ter pratos mais gostosos e diferentes.

Gostou das dicas? Então não deixe de experimentar essa ideia e reproduzir pratos incríveis para surpreender os seus amigos e familiares. Lembre-se que na cozinha não há limites na hora de inventar e a criatividade é sempre bem-vinda!

Confira as nossas receitas aqui e faça você mesmo!