Share this post on social media
Background Image
  • Home
  • Blog
  • 5 dicas para assar seus legumes com azeite de oliva

5 dicas para assar seus legumes com azeite de oliva

2021-10-15

Siga as dicas para assar os seus legumes com azeite de oliva.

Que tal experimentar um jeito diferente de preparar os legumes e incluí-los na sua rotina? Além de ser prático, fazê-los assados é uma opção deliciosa para compor as refeições. Você pode servir como prato principal ou complementar os outros alimentos, podendo consumir na hora e também guardar para outro dia.

Além de ser um prato de baixa caloria, você pode escolher os legumes e temperos que mais te agradam. Siga as dicas abaixo para assar os seus legumes com azeite de oliva da melhor forma!

1. O resultado está nos detalhes

Antes mesmo de colocar os seus legumes no forno, é preciso atentar-se aos cuidados para ter um resultado ainda mais gostoso. Lave-os em água fria corrente, corte, retire talos e descasque. Na hora de cortá-los, procure dividir em proporções parecidas para que eles assem da mesma maneira. Além disso, lembre-se que os pedaços menores assarão mais rápido e que cada pedaço encolherá após ir ao forno.

Além de utilizar no tempero dos legumes, abuse do Azeite de Oliva La Española Tipo Único para untar a forma antes de ir para o forno. Isso fará toda a diferença!

2. O tempo de preparo de cada legume

Caso esteja preparando vários tipos de legume, pode ir adicionando aos poucos na assadeira para não passar o tempo indicado de cada um. No entanto, é sempre importante conhecer o ideal para os diferentes tipos:

  • Para vegetais de raiz, como cenoura e beterraba, procure deixar por um tempo maior no forno, por volta de 30 a 40 minutos.
  • Legumes mais macios como pimentão e tomate, alho, cebola, e vegetais crucíferos como brócolis e couve-flor você pode deixar em média 15 a 25 minutos.

Disponha os legumes em camadas uniformes, para que não fiquem sobrepostos e cozinhem no vapor ao invés de assarem.

O essencial é o Azeite de Oliva La Española, sal e pimenta. 

3. Capriche no tempero

O que não pode faltar de tempero nos seus legumes é o azeite de oliva La Española, pimenta-do-reino e sal. Mas isso não quer dizer que você não deve aderir a outros tipos de condimentos. As nossas dicas são: alecrim, curry, orégano, sálvia e alecrim. Use a imaginação para dar o seu toque especial no preparo!

Aqui, também deixamos uma misturinha prática para temperar os seus legumes: 1 colher de sopa de Azeite de Oliva La Española Tipo Único + 1 colher de chá de sal + ¼ colher de chá de pimenta do reino para cada quilo de legume.

4. Alta temperatura para todos os legumes

Não precisa se preocupar! A alta temperatura é ideal para todos os tipos de legumes e garante a maciez por dentro, a crocância por fora e a caramelização necessária para este tipo de preparo.

5. Como armazená-los

Além de consumir na hora, você também pode armazenar os seus legumes assados em um recipiente coberto dentro da geladeira por até 5 dias. No entanto, também é possível congelar e armazenar dentro do freezer por até 1 mês. Assim, depois basta descongelá-los e utilizar em sopas, smoothies e caldo de legumes.

Qual é o tipo ideal de azeite de oliva para assá-los?

O Azeite de Oliva La Española Tipo Único é o ideal para assar os seus legumes. Com ponto de fumaça de, ele pode ser aquecido até essa temperatura sem modificar nenhuma de suas propriedades.

Suas notas sensoriais clássicas de azeitona ajudam a complementar favoravelmente os pratos que podem ser fritos, assados ou cozinhados em alta temperatura. Saiba mais sobre ele aqui.

Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas como esta e acompanhe todas as nossas novidades nas redes sociais (Facebook e Instagram).