Share this post on social media
Background Image
  • Home
  • Blog
  • 5 dicas para o churrasco perfeito

5 dicas para o churrasco perfeito

2021-09-13

Preparar o churrasco perfeito é mais fácil do que você pensa.

Para estrear a sessão “Brasilidades” do nosso blog, nada melhor do que uma refeição que une o país em seus quatro cantos: o churrasco. Quando chegamos no Brasil, nos encantamos não só pela comida servida nesse evento, mas também pelo hábito de reunir pessoas para compartilharem, conversarem e se divertirem em um churrasco. E foi assim, observando esse momento tão especial, que unimos a nossa expertise na cozinha com o jeito único de fazer churrasco brasileiro para te dar algumas dicas.

Continue a leitura e confira o que separamos para você:

1. Tempero:

Na hora de temperar a carne, tem gente que prefere só um salzinho e há quem prefira colocar os mais variados temperos. Isso a gente até entende, mas quando for salgá-la, o conselho é o mesmo: procure não exagerar no sal para que ela não desidrate e perca seu sabor. Para peças grandes, procure usar sal grosso em pedras maiores e sal grosso em pedacinhos menores para peças pequenas. Uma dica que pode te ajudar: coloque um punhado de sal em um prato e acomode a carne, jogando mais um punhado sobre ela. Deixe-a próxima ao calor da brasa por uns quatro minutos. Antes de grelhá-la ou assá-la, tire todo o excesso com as mãos.

2. Modo de assar:

Para que seu churrasco saia perfeito, é preciso também ficar de olho na temperatura. Espere o carvão ficar em brasa para que ele atinja a temperatura ideal para cada tipo de carne. Sempre procure saber o modo em que aquele tipo carne deve ser assada (inteira ou em pedaços). Alguns tipos de carne podem ser preparadas de ambas as formas, como é o caso da picanha, a queridinha dos brasileiros. Já a costela, por exemplo, é uma peça que deve ser assada sempre inteira. 

Os cortes menores devem estar sempre próximos do fogo, a cerca de 20 cm da brasa. Enquanto isso, as peças que serão assadas inteiras devem ficar a pelo menos 40 cm. Para as carnes mais duras, como a costela, você deve sempre preferir colocá-las o mais distante possível do fogo, a pelo menos 70 cm.

3. Tempo:

O melhor amigo de um churrasco perfeito é o relógio, fique sempre de olho nele para obter cada ponto da carne.

Para uma peça mal passada com muita suculência, maciez e sabor, coloque-a próxima ao fogo do carvão por cerca de 5 a 15 minutos. Assim, ela selará superficialmente e não estará com a parte interna ressecada.

Se você é fã de carnes mais bem passadas, que costumam vir em peças mais grossas e pesadas, deixe-as em um espaço da grelha que ficará mais distante do fogo do carvão após selar. Assim, ela cozinhará totalmente em todos os pontos.

4. Quantidade:

Está na dúvida de quanta carne comprar para o churrasco? Saiba que, em média, os homens costumam comer cerca de 500g, mulheres 300g e crianças até 8 anos comem 150g. Ah! Não esqueça de incluir a linguiça neste cálculo, hein? 

5. Acompanhamentos:

O que seria de um churrasco sem um bom vinagrete? Essa deliciosa iguaria não é a única estrela dos acompanhamentos. Você também pode preparar arroz, pão de alho, queijo coalho, farofa ou até mesmo soltar a sua imaginação em outros pratos, sempre utilizando o seu Azeite de Oliva La Española

Agora que você já aprendeu tudo, confira essas duas receitas de salada para tornarem o seu churrasco ainda mais delicioso:

Salada de Salmão (laespanola.com.br)
Salada de arroz com Cogumelos (laespanola.com.br)

Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando todas as novidades, receitas e informações sobre a gastronomia e o azeite de oliva. Siga-nos nas redes sociais (Facebook e Instagram).