Share this post on social media
Background Image
  • Home
  • Blog
  • A alimentação saudável e a redução do desperdício

A alimentação saudável e a redução do desperdício

2022-03-18

Você sabia que a sua alimentação saudável não impacta apenas no bem estar do seu corpo? Ela também pode ser uma importante aliada de um mal que assola o mundo todo

Você sabia que a sua alimentação saudável não impacta apenas no bem estar do seu corpo? Ela também pode ser uma importante aliada de um mal que assola o mundo todo: o desperdício de alimento. Se você quer descobrir mais sobre essa combinação valiosa, continue lendo este artigo do nosso blog.

O desperdício de alimentos no Brasil


Assim como em várias partes do mundo, o Brasil desperdiça toneladas de alimentos todos os anos e diariamente, desde a produção do alimento até o consumidor final. Nas casas, grande parte desse desperdício é dado pela falta de planejamento na hora da compra, do armazenamento incorreto dos alimentos e por pessoas que fazem mais comida do que o necessário. Segundo o WFP (Programa Mundial de Alimentos) no Brasil, são descartados todos os dias cerca de 41 mil toneladas em todo o país. Mas como podemos mudar essa realidade a partir do nosso dia a dia?

Afinal, o que a alimentação saudável tem a ver com isso?


A partir do momento em que consumimos alimentos ricos em nutrientes, podemos escolher utilizá-los de forma integral em diversas receitas. É possível tirar proveito de talos, cascas e muito mais. A casca de uma laranja, por exemplo, possui 47 vezes mais cálcio do que sua polpa. Então por que não aproveitá-la para ser mais saudável e também ajudar o mundo?

A chamada alimentação sustentável também pode ser praticada ao comprar alimentos orgânicos, por exemplo, dos quais você sabe a procedência e evitará outros problemas ao planeta, como uso de agrotóxicos e poluentes que afetarão o solo. 

Abaixo, você confere algumas dicas para colocar em prática na sua alimentação e que trarão impacto positivo na diminuição do desperdício. 

O que mais você pode fazer para evitar o desperdício de alimento


  1. Compre alimentos de produtores locais: nos varejos e grandes comércios, os alimentos são afetados pela demora no transporte até a comercialização. Isso faz com que a qualidade e aparência fique diferente e, muitas vezes, são descartados antes mesmo de serem vendidos ou logo apodrecem ao chegar a casa do consumidor. Por isso, dê preferência a produtores locais.
  2. Planeje melhor as suas compras: uma coisa é fato. Não adianta comprar alimentos em grandes quantidades, se você já sabe que não irá consumí-los a tempo. Se quer começar novos hábitos alimentares, procure pegar pequenas quantidades. Ah! Fique de olho também na forma com que você vai armazenar os alimentos, para que não estraguem com maior facilidade.
  3. Na hora das compras: não aperte e apalpe as frutas de forma inadequada, para que o alimento não seja danificado e descartado posteriormente. 
  4. Aproveite os alimentos integralmente: existem diversas receitas que utilizam partes dos alimentos que você nem imaginava que poderiam ser colocadas em um prato. Busque essa informação sempre que necessário!
  5. Reaproveite as sobras: sobrou arroz do almoço? Tente fazer um bolinho no dia seguinte. Sobrou alguma carne? Procure fazer um outro prato. Aqui, você encontra uma receita para fazer com a sobra de carne de pernil. Fica uma delícia!


E por último, mas não menos importante: conheça mais a etapa de produção dos alimentos que você coloca no prato. Esse é o primeiro passo para ter uma relação mais saudável com a comida e com o mundo. Para conhecer as etapas de fabricação dos produtos La Española de forma transparente, acesse aqui.

Agora que você já sabe como ser um importante agente da redução do desperdício de alimentos no mundo, é só colocar as nossas dicas em prática. Continue acompanhando os nossos artigos do blog e siga-nos no Instagram, e curta nossa página no Facebook. Até mais!