Share this post on social media
Background Image
  • Home
  • Blog
  • Aprenda a reutilizar o seu azeite de oliva da forma correta

Aprenda a reutilizar o seu azeite de oliva da forma correta

2021-11-10

É possível reutilizar o azeite de oliva após as frituras?

Muitas pessoas se questionam se é possível reutilizar o azeite de oliva após as frituras e qual seria a maneira adequada de fazer isso. Além de ser uma forma de economizar, este pode ser mais um ato de sustentabilidade no seu dia a dia, uma vez que dá uma nova finalidade para algo que seria descartado. 

Por isso, hoje trouxemos todas as informações que você precisa para reutilizar o seu azeite de oliva. Mas antes de tudo, você pode estar se perguntando:

Posso utilizar o azeite de oliva para fritar?

Pode e deve! Muitas vezes você pode até ouvir que o azeite de oliva não pode ser aquecido, mas isso não passa de um mito. O Azeite de Oliva Tipo Único La Española é feito para você utilizá-lo em altas temperaturas sem que ele perca suas propriedades

Todo azeite possui um ponto de fumaça, que indica a temperatura máxima em que ele pode ser aquecido sem mudar as suas características principais. A do Azeite de Oliva Tipo Único La Española é de 215 C. De caráter sutil, ele possui aroma e sabores suaves que trazem um amargor agradável para a boca, combinado ao clássico da azeitona. 

Além de todo o sabor, o azeite de oliva também traz enormes benefícios para a saúde, sendo mais recomendado do que qualquer outro óleo no preparo dos seus alimentos. Conheça mais sobre o produto aqui.

O primeiro segredo: a temperatura

Como comentamos anteriormente, o Azeite de Oliva Tipo Único La Española possui uma temperatura máxima que pode ser atingida sem que ele mude suas temperaturas. Procure manter o fogo em uma altura que não prejudique o produto para que possa ser utilizado outras vezes. Caso o produto esteja saindo muita fumaça, você não poderá reutilizá-lo.

Por isso, coloque um pouco do alimento no azeite de oliva quente para ver se está na temperatura adequada para fritura e vá regulando para que não fique também muito alta.

Como guardá-lo

Antes de tudo, você deve esperar o azeite de oliva esfriar e passá-lo por uma peneira de algodão ou fibra natural para retirar os resíduos. Depois, procure armazená-lo em um pote de vidro em um local arejado e longe da luz.

Certifique-se também de que durante o uso e no armazenamento o seu azeite de oliva não estará em contato com água, pois ela pode ser um fator que contribui para a decomposição do produto.

Segundo alguns estudos publicados em periódicos como Journal of Food and Nutrition Research, Journal of Agricultural and Food Chemistry, Food Chemistry e Cancer Treatment and Research, um azeite de oliva pode ser reutilizado em até 12 vezes - considerando uma fritadeira doméstica - e até 50 vezes em caso de fritadeiras industriais. 

Esses dados nos levam a outra pergunta: quando essa quantidade de vezes é atingida, como fazer o descarte correto do azeite de oliva?

Recicle ou jogue no lixo, nunca descarte na pia ou no vaso sanitário

Você pode até já ter feito isso anteriormente, mas que tal mudar os seus hábitos em prol do planeta? Caso tenha utilizado uma quantidade pequena do produto, você pode utilizar papel toalha para absorvê-lo da panela e descartar em um lixo normal. Caso tenha usado em grandes quantidades, o ideal é que encha um pote de plástico ou uma garrafa com todo o azeite e descarte no lixo. Descartá-lo na pia ou no vaso sanitário é contra indicado, pois pode ser mais um fator contribuindo para a poluição. Pense nisso sempre que for descartar!

Buscando alguma receita para reutilizar o seu azeite? Confira essa de Croquete de Caranguejo com aioli de açafrão aqui.