Como se alimentar bem no inverno
2022-06-24
A estação mais gelada do ano chegou e, com ela, os pratos quentinhos que aquecem o corpo e que também trazem uma explosão de sabores ao paladar
Nessa época, é comum sentirmos mais vontade de consumir alimentos calóricos, bebemos menos água e sentimos menos vontade de nos exercitar, preferindo muitas vezes ficar embaixo das cobertas. No entanto, o nosso corpo continua a funcionar e o organismo sentir falta de cuidados com a saúde.
Por isso, é importante redobrar a atenção àquilo que comemos. Você está ingerindo os alimentos que fornecem nutrientes suficientes para o seu corpo? Está comendo frequentemente algo que vai aumentar a sua imunidade? Essas são apenas algumas das preocupações que você deve ter em mente neste momento. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para que possa ter mais saúde também no inverno. Continue a leitura para saber mais.
1. Reforce a sua imunidade
Durante o inverno, sintomas gripais e problemas respiratórios são mais frequentes devido às baixas temperaturas. Por isso, nesse momento, é importante que se fortaleça o sistema imunológico, e a alimentação é uma das formas mais fáceis de fazer isso. Inclua alimentos como o alho, carne, queijos, ovos e iogurte.
Além desses citados acima, sabe qual alimento também ajuda muito no fortalecimento do seu sistema imunológico? O azeite de oliva, graças à vitamina E e os polifenóis de sua composição. Consuma-o diariamente para melhores resultados.
2. Coma frutas da estação
Não, a gente não esqueceu das frutas com muita vitamina C quando falamos em fortalecer o sistema imunológico. Aqui, separamos algumas que são típicas da estação e que você pode incluir diariamente na sua rotina de alimentação: maracujá, laranja, morango, maçã, carambola, tangerina, caqui e uva. Varie a preparação usando-as em vitaminas, sucos e até como sobremesa.
3. Aposte nos alimentos termogênicos:
Além de aquecer o seu organismo, os alimentos termogênicos são excelentes para a sua saúde, alguns até ajudando quem está buscando perder peso. O chá verde é um exemplo disso, uma vez que faz o corpo queimar mais calorias. A pimenta também é outra aliada neste caso, ajudando a quebrar gorduras estocadas. Já o gengibre é um acelerador natural para o seu metabolismo.
E se você gosta de chocolate quente, também te damos uma boa notícia: o cacau é um termogênico que auxilia na queima de caloria e no ganho de massa muscular. Na hora de preparar o seu, busque por achocolatados que tenham mais presença do cacau.
4. Não se esqueça dos líquidos
Beber líquidos é sempre uma recomendação de todos os médicos. A quantidade ideal para um adulto é de em média 2 litros de água por dia. No inverno, muitas pessoas acabam não consumindo a quantidade indicada e isso pode prejudicar o funcionamento do organismo. Procure consumir chás que, além de aquecerem, também possuem outras propriedades, como calmantes, anti-inflamatórias e muito mais. Na hora de preparar, opte por ingredientes in natura, como casca de maçã ou laranja, erva-doce, camomila, maracujá ou qualquer outro de sua preferência.
5. Uma nova forma de incluir legumes no dia a dia
Já que estamos falando de uma época gelada, nada melhor do que comer alimentos quentinhos. Por isso, procure substituir os legumes crus por cozidos. Com certeza eles ficarão mais agradáveis de comer.
Viu só como é fácil se alimentar bem durante o inverno? Aqui você encontra algumas receitas para te inspirarem a se alimentar com sabor e saúde:
Sopa de grão-de-bico com espinafre (laespanola.com.br)
Tacacá (laespanola.com.br)
Caldo guisado com legumes e carne (laespanola.com.br)
Peixe ao molho de tomate (laespanola.com.br)
Continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre tendências, gastronomia e dicas. Siga-nos no Facebook e no nosso Instagram.